37º Encontro Presencial do Fórum Acidentes do Trabalho: Vigilância dos acidentes envolvendo substâncias químicas
Acidentes envolvendo substâncias químicas - explosões, incêndios, vazamentos e derramamentos - tem o potencial de causar, simultaneamente, múltiplos danos ao meio ambiente e à saúde da população exposta, especialmente os trabalhadores.
Ocorrem nas atividades industriais, no armazenamento ou durante o transporte dos produtos químicos. Sua importância para a saúde pública está relacionada à capacidade de causar consequências imediatas e tardias com grande número de óbitos em um único evento. Além disso, a gravidade e extensão de seus efeitos podem ultrapassar os limites espaciais - de bairros, cidades e países - e temporais - como a teratogênese, carcinogênese, mutagênese e efeitos à reprodução.
Propõe-se neste Fórum discutir os caminhos para a análise e prevenção de acidentes envolvendo substâncias químicas. Para subsidiar a discussão, dois casos serão apresentados: o vazamento de ácido fluorídrico em indústria química na cidade de Guarulhos, que resultou em óbitos e intoxicação de trabalhadores; e o histórico caso de contaminação por Hexaclorobenzeno em indústria na cidade de Cubatão, que, recentemente teve novo episódio de contaminação de trabalhadores terceirizados que atuavam no desmonte e remediação da área.