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WWF-Brasil lançou relatório sobre a expansão do Setor sucro-alcooleiro

WWF-Brasil lançará relatório sobre a expansão do Setor sucro-alcooleiro Os professores José Goldemberg (ex-reitor da USP) e John Wilkinson (CPDA/UFRRJ) serão os debatedores do trabalho apresentado por Luis Fernando Laranja (WWF-BRASIL) São Paulo 14 de maio de 2008 – A terceira sessão do ciclo Impactos Socioambientais dos Biocombustíveis, dia 26, das 11h30 às 13h30, será dedicada ao lançamento público e à discussão de relatório inédito do WWF-BRASIL sobre as conseqüências da expansão do setor sucro-alcooleiro no Brasil. O evento está sendo organizado pelo NESA - Núcleo de Economia Socioambiental da USP e pelo NEREUS – Núcleo de Estudos Regionais e Urbanos da USP, sob a coordenação do prof. Ricardo Abramovay, do Departamento de Economia da FEA. A exposição sobre o relatório será feita pelo Dr. Luis Fernando Laranja, do WWF-Brasil. O físico José Goldemberg, ex-reitor da USP, e o professor John Wilkinson, da UFRRJ, serão os debatedores. OS CONVIDADOS José Goldemberg Físico formado pela Universidade de São Paulo (1950), com pós-graduação em universidades do Canadá e dos EUA, e doutorado pela USP. Recebeu diversos prêmios da comunidade científica brasileira e internacional e publicou vários livros e centenas de trabalhos. Foi reitor da USP, presidente da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC), secretário de Ciência e Tecnologia da Presidência da República, ministro da Educação e secretário do Meio Ambiente de São Paulo. Uma de suas obras mais conhecidas é o livro Energy for a Sustainable World, em co-autoria com Thomas B. Johonsson (Suécia), Amulya K.N. Reddy (Índia) e Robert H. Williams (EUA), editado pela Willey Eastern (Índia) em 1987. Em 1994 a Universidade de Tel Aviv criou, em sua homenagem, a "Cadeira José Goldemberg de Física Atmosférica". Presidiu o grupo que preparou o World Energy Assessment para as Nações Unidas e Conselho Mundial de Energia no período 1998/2001. Foi também membro da Comissão Internacional de Barragens, 1999/2000. É membro do Conselho Consultivo do WWF-Brasil. John Wilkinson Professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e um dos mais importantes especialistas internacionais em temas referentes à sociologia dos movimentos sociais e suas repercussões na organização dos mercados. É um dos autores do livro Agrocombustíveis e a Agricultura Familiar e Camponesa (Fase/Rebrip/Oxfam) Luis Fernando Laranja Coordenador de agricultura e meio ambiente do WWF-BRASIL e principal autor do relatório que será discutido nesta sessão do ciclo organizado pelo NESA e pelo NEREUS. Doutor em medicina veterinária, foi professor da Universidade de São Paulo. É autor de “Leite, Política e Derivados” (Ed. Comunicação e Conteúdo). BIOCOMBUSTÍVEIS O relatório do WWF-BRASIL sobre a expansão do setor sucro-alcooleiro faz um balanço crítico sobre o tema procurando contemplar tanto as inegáveis virtudes econômicas e energéticas do etanol, quanto suas ameaças sociais e ambientais. De fato, poucos temas atuais têm despertado polêmicas tão apaixonadas quanto os biocombustíveis. Falsa solução para as mudanças climáticas, crime contra a humanidade, dizem uns, sob o argumento de que os biocombustíveis avançam fatalmente sobre áreas florestais, são cultivados a partir de métodos agronômicos intensivos em petróleo e vão acabar por concentrar renda e agravar o problema da pobreza e da fome. Para outros, ao contrário, os biocombustíveis fazem parte de um conjunto de alternativas técnicas cuja combinação vai conduzir a uma curva de aprendizagem e a modalidades produtivas capazes de integrar – mais que opor – o aumento da produção alimentar e a oferta de energia. O Brasil tornou-se um ator estratégico internacional decisivo neste tema e tem atraído investimentos vultosos, tanto para a produção de etanol como para o biodiesel. Além disso, tanto o governo brasileiro como diversos atores privados e associativos são protagonistas de ações decisivas no tema. O avanço da cana-de-açúcar terá repercussões sobre áreas ecologicamente mais frágeis e particularmente sobre os biomas até aqui preservados da Amazônia e dos cerrados? O zoneamento econômico ecológico contém medidas consistentes para impedir que o etanol se associe a devastação ambiental? A certificação ambiental do etanol pode exercer um papel de controle nesta direção? O Programa Nacional de Produção de Biodiesel conseguirá promover a integração social e a diversificação produtiva a que se propõe? A resposta a estas perguntas passa por abordagens que envolvem o estudo da localização das iniciativas econômicas, bem como o dos principais vetores e das mais importantes forças sociais envolvidas com o tema. Esta é a razão pela qual o NEREUS e o NESA, do Departamento de Economia da USP, estão promovendo um ciclo de debates a respeito do tema. O ciclo foi aberto e não necessitou de inscrições.

Ética Científica e Plágio

A 1ª Escola de Pesquisadores da USP aconteceu nos dias 10 e 11 de agosto de 2016, no Auditório Sergio Mascarenhas do IFSC em São Carlos com o objetivo de desenvolver/aprimorar/consolidar as habilidades necessárias à vida científica de pesquisadores em pesquisa básica e/ou aplicada, em temas ousados e de alto impacto, aprendendo a trabalhar no estado-da-arte. A Escola é oferecida a alunos de Pós-Graduação e Pós-Docs. Técnicos de nível superior e professores pesquisadores também são bem-vindos. Esperamos promover ações para que a escola seja levada a vários centros de pesquisa e formação de RH no país, revelando assim sua importância em Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, iniciando com as unidades da USP. Resultados Esperados Com a implementação da Escola de Pesquisadores, espera-se que os participantes possam otimizar suas potencialidades em pesquisa, no tocante à: 1) Elaboração de Projetos de pesquisa nacionais e internacionais com objetivos ousados, e implementação de pesquisa científica de alto nível, visando atuar no estado-da-arte. Tal abordagem é fundamental para promover avanços significativos e necessários na fronteira do conhecimento da área, e na captação de recursos. 2) Conhecer as Metodologias necessárias para Implementação da Pesquisa em cada área. 3) Conhecer os Aspectos de Ética em Pesquisa necessários ao bom desenvolvimento da Pesquisa. 4) Produção de artigos científicos internacionais de alto impacto, através de escrita apropriada e de alto impacto. 5) Criar a cultura de Proteção do conhecimento e escrita de patentes. A escola é formatada para contemplar todas as áreas do conhecimento, incluindo: Exatas/engenharias, biológicas/biomédicas e Humanas/Sociais. Como resultados, ressaltamos a formação de pesquisadores de alto nível, treinados para reconhecer e atuar no estado-da-arte em suas áreas, e que possam gerar conhecimento e inovação relevantes para a sociedade, além de propagarem seus conhecimentos na formação de recursos humanos altamente capacitados e especializados.