Transmissões

Data

Qualidade da água para consumo humano: controle de flúor em debate na FSP/USP

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
1683 visualizações
Publicado em Tue Aug 02 15:44:49 BRT 2011
Formatos:  MP4 (640 X 360 px)

A fluoretação da água de abastecimento é uma medida preventiva da cárie dentária utilizada largamente em vários países. No Brasil, essa doença ainda é um importante problema de saúde pública, causando infecções, dor e sofrimento, em todas as idades, principalmente em crianças. A fluoretação da água é uma medida efetiva para a prevenção.

Segundo a Organização Mundial da Saúde a fluoretação é capaz de reduzir os níveis de cárie em média em 44%, se feita e controlada adequadamente. Por essa razão, é preciso que o processo de fluoretação seja feito buscando-se padrões ótimos de qualidade, de sustentabilidade econômica e de aceitabilidade social. Do ponto de vista da vigilância em saúde, é importante também assegurar risco mínimo.

A variabilidade de critérios utilizados atualmente para aferir a qualidade da fluoretação das águas, enquanto medida de saúde pública, pode levar a interpretações distintas, e até mesmo, antagônicas, quanto ao julgamento da adequação dos teores de flúor o que, além de dificultar o trabalho de vigilância, têm criado dificuldades à tomada de decisão segundo bases técnicas.

O Seminário sobre Vigilância da Fluoretação de Águas-2011, promovido pela Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo (USP), por meio do seu Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL/USP), reunirá pesquisadores e especialistas de todo o Brasil para discutir o acompanhamento e o monitoramento da cobertura da fluoretação das águas de abastecimento público, tendo como objetivo a produção de um documento de consenso técnico sobre classificação de águas de abastecimento público segundo o teor de flúor.

O evento acontecerá no auditório João Yunes, na FSP/USP, nos dias 28 e 29 de julho de 2011.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do Cecol/USP, onde está também a programação completa. As vagas são limitadas, em função de restrições de espaço físico. Serão fornecidos certificados de participação.

O evento acontece na FSP, na Av. Dr. Arnaldo, 715, Cerqueira César, São Paulo, próximo ao metrô Clínicas. A Faculdade não disponibiliza estacionamento.

Para mais informações: cecolusp@usp.br