Transmissões

Data

Seminário do Prof. Delfim Netto discutirá a economia experimental, - palestrante: Roberta Muramatsu

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
770 visualizações
Publicado em Thu Aug 07 12:35:02 BRT 2008
Formatos:  MP4 (640 X 360 px)
Grupo:  FEA/SP

Seminário do Prof. Delfim Netto discutirá a economia experimental dia 07 na FEA-USP

Apresentações serão feitas pelas professoras
Roberta Muramatsu e Jolanda Battisti


São Paulo, 01 de agosto de 2008 - A série de seminários sobre Estado da Arte em Economia, organizada pelo ex-ministro da Fazenda e do Planejamento Antonio Delfim Netto, professor emérito da FEA-USP, discutirá dia 7, das 10h às 12h, o tema A Economia Experimental e a Análise Econômica, que será exposto pelas professoras Roberta Muramatsu (IBMEC e Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Jolanda E. Y. Battisti (EAESP/FGV).

A economia experimental, uma combinação de conhecimentos econômicos e psicológicos, coloca as pessoas em uma situação de laboratório para observar como elas reagem a estímulos econômicos. Por esse método chega-se a resultados diferentes da teoria convencional, inspirada na visão utilitarista, na qual cada um, individualmente, procura maximizar seu bem-estar.

Segundo o professor Simão Davi Silber (FEA), que colabora com o professor Delfim Netto na organização dos seminários, a idéia é reunir as principais contribuições teóricas e empíricas que ocorreram na fronteira do conhecimento econômico. A série de 2008, mais acadêmica, difere da realizada no ano passado, que era muito calcada na economia brasileira e nos problemas do país. “Este ano o objetivo é fazer uma reflexão sobre novas áreas do conhecimento econômico”, diz Silber.

Os próximos seminários, em setembro, outubro e novembro, abordarão os seguintes temas: O Papel da Matemática no Desenvolvimento da Teoria Econômica Contemporânea; A Metodologia em Economia; e a A Teoria Econômica do Meio Ambiente e o Desenvolvimento Sustentável.

Segundo o professor Carlos Roberto Azzoni, diretor da FEA-USP, a realização desses seminários na faculdade é um fato de grande relevância, porque todos os professores da casa são pesquisadores. Nessa condição, também contribuem para avanços teóricos e empíricos nos campos da economia, administração, contabilidade e atuária.

Na opinião do professor Joaquim José Guilhoto, chefe do Departamento de Economia da FEA-USP, os seminários oferecem uma oportunidade para que alunos de graduação e pós-graduação, empresários, profissionais de economia e demais interessados no tema participem de debates acadêmicos do mais alto nível e aprofundem seu conhecimento da teoria econômica.

DELFIM NETTO

Após longo período de atuação na vida pública, no Executivo e no Legislativo, e como embaixador do Brasil na França, o professor Delfim Netto retornou em 2007 à FEA-USP, onde fez sua carreira acadêmica, da graduação em Ciências Econômicas à conquista do título de Professor Catedrático da cadeira de Teoria do Desenvolvimento Econômico. Sua volta tem provocado grande interesse por parte de alunos e professores, pelo fato dele combinar a visão de professor universitário com a experiência adquirida no exercício de cargos públicos no país e no exterior.

Os seminários são gratuitos. Informações pelo telefone (11) 3091-5802.