Transmissões

Data

IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
71 visualizações
Publicado em Tue Oct 03 10:38:21 GMT-03:00 2017
Formatos:  MP4 (640 X 360 px)
Responsáveis:  Paulo Roberto Urbinatti
Produção:  Adolpho Levy de Oliveira

O Departamento de Epidemiologia da FSP/USP em parceria com a Subgerência de vigilância, prevenção e controle da fauna sinantrópica e Subgerência de gestão de pessoas e educação do Centro de Controle de Zoonoses da PMSPSP, tendo apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Saúde Pública/USP, realizará o IX Ciclo de Atualização em Zoonoses e Saúde Pública, com os seguintes temas:

Situação e ações de controle da raiva animal no Município de São Paulo. - 9h às 10h e 15min
Dra Elisabete Aparecida da Silva - Médica Veterinária – Especialista em Saúde Pública. Divisão de Vigilância de Zoonoses – SMS- PMSP.

A raiva canina é uma zoonose controlada no Estado de São Paulo, porém continuam ocorrendo casos esporádicos em animais, particularmente morcegos não hematófagos em diferentes cidades, o que causa preocupação e a necessidade de se manter uma vigilância constante. Na palestra serão abordadas as ocorrências de casos de raiva animal no Brasil e no Município de São Paulo, bem como as atividades realizadas pela Divisão de Vigilância de Zoonoses de São Paulo (DVZ/SP) na vigilância da raiva animal.

Acidentes por animais potencialmente transmissores da raiva. - 10h e 30min às 12h
Dra Nanci Burattini - Médica Veterinária - Espec. Clínica Vet. de Cães e Gatos - CCD / COVISA / SMS - PMSP.

A Raiva Humana é de extrema relevância do ponto de vista clínico e de saúde pública, pelo alto custo da assistência e pela alta letalidade, praticamente 100% dos casos quando o quadro clínico é instalado. Mas é uma doença que não precisa ocorrer, já que utilização de vacina e soro antirrábico humano, com indicação correta e oportuna, é extremamente eficaz.