Transmissões

Data

Best IEE parte 1

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
592 visualizações
Publicado em Tue Nov 06 15:31:08 GMT-03:00 2007
Formatos:  MP4 (640 X 360 px)

No dia 23 de outubro, o Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO) realizou a cerimônia de lançamento do primeiro ônibus brasileiro movido a etanol, vinculado ao Projeto BEST (BioEthanol for Sustainable Transport - Bioetanol para Transporte Sustentável).

O projeto, que é financiado pela União Européia, tem como objetivo estimular a utilização de álcool combustível no Brasil e no mundo. O projeto é dividido em 2 etapas: Veículos Pesados – em que foram importados os ônibus a álcool Scania, de fabricação Sueca, para avaliar comparativamente seu desempenho em ônibus pertencentes à operadora Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos- EMTU; e Veículos Leves, com a utilização de veículos híbridos Prius, de fabricação da Toyota, operando com gasolina brasileira (20 a 25% de álcool).

O evento foi iniciado com uma apresentação do Projeto BEST, realizada pelo professor José Roberto Moreira, presidente do Conselho Gerenciador do CENBIO (para ver a apresentação, em inglês, clique aqui.).

Estiveram presentes no evento o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; a secretária de Energia do Estado de São Paulo, Dilma Seli Pena; o secretário de Transportes do Estado de São Paulo, Alexandre Moraes; o secretário do Verde e Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge; o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP) e atual presidente do Conselho Consultivo do CENBIO, professor José Goldemberg; e o presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Fernando Rei; entre outros.

Em seguida, houve um abastecimento simbólico do ônibus, e um test-drive com o veículo feito pela Cidade Universitária da USP, que transcorreu perfeitamente. O evento foi encerrado com uma coletiva de imprensa.