Transmissões

Data

inquietudes urbanas - a periferia no centro - 2 cinema e periferia: fluxos e possibilidades de atuação

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Gostei
110 visualizações
Publicado em Tue Apr 05 16:25:19 GMT-03:00 2016
Produção:  Roberto Antonio de Melo
Grupo:  MARIANTONIA-USP
Projeto:  inquietudes Urbanas

No dia 21 de março, às 19h, acontece no Centro Universitário Maria Antonia o debate Cinema e periferia: fluxos e possibilidades de atuação, que faz parte da série Inquietudes Urbanas - A periferia no centro.

A comunicação audiovisual tem sido um importante meio de circulação de informações sobre ocupações artísticas e culturais em várias cidades. O domínio dessa linguagem gera a interação entre os movimentos sociais de locais diversos. Nessa linha, o debate aborda as possibilidades de construção de projetos de atuação artística na periferia, a partir da experiência das oficinas audiovisuais Kinoforum que, nos últimos quinze anos, deram a mais de 1500 jovens a oportunidade de escrever, produzir, dirigir e fotografar curtas digitais em diferentes regiões da cidade de São Paulo.

Zita Carvalhosa é fundadora e diretora do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo e desenvolve, desde 2001, o projeto Oficinas Kinoforum de Realização Audiovisual. Produziu, entre outros filmes, o documentário Um homem de moral (2009).

Christian Saghaard é cineasta, fotógrafo, produtor de oficinas e mostras audiovisuais, co-idealizador das Oficinas Kinoforum e curador da Mostra Infanto-Juvenil do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

Rosyane Silwa é pós-graduanda em Gestão de Projetos Culturais na ECA-USP, gestora do Projeto Itaquera Futuro, integrante do Coletivo de Cinema Negro Tela e ex-aluna do projeto Oficinas Kinoforum.