Transmissões

Data

Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas - 01

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Gostei
428 visualizações
Publicado em Tue Mar 15 11:34:18 BRT 2016
Responsáveis:  Armando Fabio Silva Lima

O Ministério da Cultura (MinC), por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), e a ONG Mais Diferenças promovem, nos dias 1º e 2 de março, em São Paulo, o Seminário Internacional de Acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Com base no conceito biblioteca para todos, o evento reunirá gestores públicos, profissionais e especialistas de todo o Brasil, além de conferencistas internacionais, para discutir temas como políticas de livro, leitura, literatura e biblioteca em uma perspectiva acessível e inclusiva; a formação dos bibliotecários; os desafios para a realização de programações acessíveis em bibliotecas; e formatos de mediação de leitura acessível e inclusiva, com exercícios e experimentações.

A maioria das bibliotecas públicas brasileiras ainda não conta com condições adequadas de acessibilidade arquitetônica, nem com acervos em formatos acessíveis e programações acessíveis e inclusivas, ou seja, que contenham recursos de acessibilidade, tais como audiodescrição e presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais). "Certamente, isso contribui muito para a baixa presença de usuários com deficiência nesses equipamentos públicos", afirma a coordenadora-geral do SNBP, Veridiana Negrini.

A coordenadora destaca a necessidade de se reconhecer que um importante trabalho vem sendo realizado por bibliotecas que estruturaram setores Braille. "De toda forma, alguns desafios permanecem, como estender o atendimento a usuários com outros tipos de deficiência – tais como intelectual e auditiva – ao mesmo tempo em que é fundamental que o atendimento aos usuários com deficiência visual não ocorra de forma segregada, em espaços e programações que não incluam os outros usuários das bibliotecas, sendo assim uma verdadeira biblioteca para todos", afirma.

O seminário é parte do projeto Acessibilidade em Bibliotecas Públicas, parceria entre o MinC e a ONG Mais Diferenças, que atua há uma década com educação e cultura inclusivas. O projeto já está em andamento há dois anos e desenvolve atividade em 10 bibliotecas, sendo duas por região do Brasil. O objetivo é equipar e qualificar o acervo e as equipes desses locais para que possam replicar esses conhecimentos em outras bibliotecas pelo Brasil afora.