Transmissões

Data

Tecnologia e Educação: possibilidades, virtualidades e realidades

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
288 visualizações
Publicado em Mon Aug 31 16:49:53 BRT 2015
Palestrantes:  Romero Tori

O Instituto de Estudos Avançados da USP, Polo Ribeirão Preto (IEA-RP), organizará no dia 18 de agosto, às 14h30, a palestra "Tecnologia e Educação: possibilidades, virtualidades e realidades". A atividade ocorrerá no salão de eventos do Centro de Tecnologia da Informação da USP Ribeirão Preto (CeTI-RP) e o palestrante será o professor Romero Tori, docente da Escola Politécnica da USP.

Segundo Tori, o emprego de recursos tecnológicos que propiciam interatividade, como a realidade virtual, realidade aumentada, jogos e dispositivos móveis, pode contribuir para o aumento da sensação de presença e do engajamento no ambiente educacional, reduzindo distâncias entre alunos e professores, aprendizes e conteúdos, assim como entre os próprios estudantes.

O professor destaca que, mesmo com o avanço tecnológico, a metodologia é a chave para a qualidade e eficácia no aprendizado. Neste contexto, a palestra visa propiciar uma visão panorâmica da adoção de novas tecnologias na educação, conceitos e preconceitos relacionados ao ensino a distância (EaD) e as novas tecnologias, aprendizagem colaborativa e o novo papel de educadores e alunos.

Encerrando a apresentação, haverá um debate sobre os impactos, desafios e os próximos passos das tecnologias e metodologias no ensino a distância.


Sobre Romero Tori: engenheiro, doutor e livre-docente pela USP na Área de Tecnologias Interativas. Ocupa o cargo de Professor Associado III da Escola Politécnica da USP, na área de engenharia de computação, onde coordena o Interlab - Laboratório de Tecnologias Interativas. É também professor e pesquisador do Centro Universitário Senac, onde coordena o Programa de Iniciação Científica e o Grupo de Pesquisa em Tecnologia Aplicada. Bolsista de produtividade do CNPq, em desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora. Coordenou e tem desenvolvido diversas pesquisas em tecnologias interativas, com ênfase na aplicação em educação, saúde e entretenimento. Autor, entre outros trabalhos, do livro “Educação sem Distância" pela Editora Senac. Publica o blog "Educação sem Distância" (http://romerotori.org).