Transmissões

Data

Seminário Energia e Formação de recursos humanos: Desafios e perspectivas - manhã

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
400 visualizações
Publicado em Mon Jun 29 14:32:01 BRT 2015
Responsáveis:  Ines Massumi Iwashita
Produção:  Ines Massumi Iwashita

26 junho 2015
9h00 às 17h00
Auditório Oswaldo Fadigas Fontes Torres da STI/USP- Av. Prof. Luciano Gualberto, Travessa 3, número 71 - Cidade Universitária SP

O curso de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Energia - PPGE da Universidade de São Paulo foi criado em 1989 e o curso de Doutorado foi criado em 1993. Os dois cursos nasceram como cursos interunidades, com a participação da EP, FEA, IEE e IF; todos da USP. Em 2012, com apoio e aprovação das demais unidades formadoras, consolidou-se o processo de mudança institucional do PPGE que passou a ser definitivamente vinculado exclusivamente ao IEE/USP.

Ao longo desses 25 anos essa vinculação foi muito construtiva para o PPGE, assim como para o IEE por isso pretende-se comemorar essa data, ao longo de 2015, com a realização de algumas atividades acadêmicas. A primeira é a realização do Seminário Energia e Formação de Recursos Humanos: desafios e perspectivas, que tem por objetivo reunir representantes dos Programas de Pós-graduação em Energia do Brasil (PPE/COPPE/UFRJ, AIPSE/UNICAMP, PGENE/UFABC, MEE/UNIFEI, MRIE/UNIFACS) para fazer uma reflexão sobre a História de cada um, envolvendo estrutura curricular, áreas de concentração, linhas de pesquisa, pontos positivos e principais perspectivas futuras. Pretende-se também discutir a formação de Recursos Humanos em Energia, em relação as áreas de Tecnologias de Energia e Análise e Planejamento Energético abrangendo métodos e principais desafios.