Transmissões

Data

CURSO DE VERÃO - IFUSP/2015 - PALESTRA 14, Física Nuclear: da linha de estabilidade aos Núcleos exóticos

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
399 visualizações
Publicado em Thu Feb 05 12:16:15 GMT-03:00 2015
Responsáveis:  Luiz Cezar Galizio

física nuclear passou por uma transformação profunda ao longo das últimas décadas, devido à possibilidade de se produzir feixes de núcleos fora da linha de estabilidade. Na década de 1960, aproximadamente 1200 nuclídeos eram conhecidos e, atualmente, entre 3000 e 4000 já foram produzidos em laboratório, permitindo uma investigação experimental das propriedades destes núcleos.
Alguns destes núcleos apresentam propriedades surpreendentes e inusitadas, como a formação de enormes halos de neutrons (núcleos exóticos). Além disso, há exemplos de núcleos que apresentam uma estrutura de 3 corpos, possibilitando o estudo destas forças em sistemas físicos reais.
A descoberta dos núcleos exóticos, teve também grande impacto em outras áreas como a Astrofísica Nuclear, especialmente nos modelos de evolução de estrelas massivas como supernovas, e na síntese de elementos pesados no universo.
Neste seminário, apresentaremos uma visão atual da física nuclear, seu desenvolvimento, e recentes descobertas e desafios.