Transmissões

Data

Encontro “Neoliberalismo e Trabalho Docente: reflexões e formas de enfrentamento”

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
826 visualizações
Publicado em Thu Jan 08 14:39:41 BRST 2015
Palestrantes:  Marcelo Afonso Ribeiro

O trabalho docente no ensino superior tem sido analisado por vários estudos que destacam os efeitos deletérios do aumento das exigências das políticas de pós -graduação, em termos da produtividade e com vistas à qualificação dos programas, para a vida dos trabalhadores, em especial o desgaste da saúde dos docentes. Estas políticas, de cunho marcadamente neoliberal, intensificam a produtividade através da competição e da lógica meritocrática, criando diferenciais importantes que, ao invés de destacarem a riqueza de nossa diversidade teórica e metodológica, nos conduzem à produção de ranqueamento (com suas estratificações e desigualdades) entre professorxs e pesquisadorxs.

As formas de gestão de nosso trabalho e seus efeitos em nossa produção e modos de trabalhar demonstram que necessitamos criar espaços de troca e de discussão que possibilitem estratégias de enfrentamento da lógica que norteia essa política e das condições de trabalho adversas e adoecedoras, bem como encontros que fortaleçam nossa capacidade inventiva. Como professorxs e pesquisadorxs que somos, fortalecidxs pela postura crítica que fundamenta nosso desejo de produzir conhecimento e práticas docentes implicadas com a vida social, convidamos os colegas para um encontro com a finalidade de discutir nosso trabalho, enquanto pesquisadores e docentes, frente a estas “novas” configurações do trabalho.

Esperamos que cada um traga suas inquietações e sugestões para potencializar a ação coletiva. O convite para este encontro é, também, um convite para afirmamos nossa postura crítica e nosso desejo de formar coletivos fortalecidos que possam intervir nas condições e nos modos de trabalhar.