Transmissões

Data

IPV6 - A USP no lançamento mundial do IPV6

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
996 visualizações
Publicado em Wed Jun 06 15:58:59 GMT-03:00 2012
Formatos:  FLV (640 X 360 px)

IPV6 - A USP no lançamento mundial do IPV6 USP / RNP

IPV6 - A USP no lançamento mundial do IPV6
Há aproximadamente 1 ano, em 8 de Junho de 2011, a Internet Society promoveu um teste global de uso do IPv6, conhecido como World IPv6 Day. Durante vinte e quatro horas, importantes players na Internet ativaram o novo protocolo em seus sítios na Web. O teste tinha como objetivo verificar que tipo de problemas aconteceriam na ativação do IPv6, e foi um completo sucesso. De forma geral, simplesmente não houve problemas.

Como a maioria dos sítios Web brasileiros não teve condições do participar do World IPv6 Day, o NIC.br coordenou um novo teste. De 6 a 12 de Fevereiro de 2012 foi realizada a Semana IPv6. Durante a Semana sítios Web, provedores de acesso e de serviços Internet ativaram o IPv6 num grande teste regional e houve atividades também na Campus Party Brasil. Foram 196 websites, nove datacenters e provedores de hospedagem e 21 provedores de acesso, incluindo Globo.com, Terra, UOL, iG, Tecla, Kinghost, entre outros. Como no World IPv6 Day, o teste também mostrou-se um completo sucesso e muitos provedores decidiram manter o IPv6 ativo. Foi o caso, por exemplo, do Terra, do UOL, e da Globo (com o blog techtudo).

O World IPv6 Launch (lançamento mundial do IPv6)
Como continuidade do processo de disseminação do IPV6, a Internet Society coordenará, em 06 de Junho de 2012, o World IPv6 Launch, ou Lançamento Mundial do IPv6. Desta vez não será apenas um teste. O IPv6 será ativado de forma definitiva pelos participantes da iniciativa. Trata-se de tornar o IPv6 parte do processo normal de negócios. Dentre as empresas que se comprometeram estão Google, Facebook e Yahoo, provedores de acesso, como Comcast e ATT, dos Estados Unidos, Free, da França, e fabricantes de equipamentos de redes, como Cisco e D-Link.

A Sociedade da Internet no Brasil (chapter brasileiro da Internet Society - ISOC) promoverá na data uma série de palestras para disseminar a importância do IPv6. Além deste evento na USP, haverá outros em Salvador, Fortaleza e Jundíai. Mais informações sobre a iniciativa e os locais das palestras podem ser obtidas em: www.worldipv6launch.org e www.isoc.org.br.