Transmissões

Data

Fenomenologia da Vida: o que pode um sentimento

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
1302 visualizações
Publicado em Wed Mar 31 10:32:20 BRT 2010
Formatos:  MP4 (640 X 360 px)

Nome do Evento: Fenomenologia da Vida: o que pode um sentimento
Responsável: Andrés Eduardo Aguirre Antúnez (3091-1946)

Data e Horário: 15 de Março, das 8h as 10:00h.

Ministrante: Prof. Drª. Florinda Martins (Lisboa)

Sinopse:
O poder que o sujeito tem de ser afectado por aquilo que está em vias de viver implica que a sua vida se não desenvolve na segurança do poder intencional, mas é simultaneamente habitada por uma experiência afetiva originária de vulnerabilidade.
O debate deste originário enredo afectivo – poder / vulnerabilidade; intencionalidade / contra-intencionalidade; ego / alter-ego – está no âmago das investigações da Escola da fenomenologia da vida, saída de Henry e Marion. Trataremos, nesta conferência, da importância deste debate no processo terapêutico. Fenomenologia Material / Genealogia da Psicanálise (Henry) e Fenómeno erótico (Marion) serão textos de base deste trabalho.

FLORINDA MARTINS é pesquisadora da Fenomenologia da vida e através de traduções, livros e projetos de investigação reúne docentes e profissionais de várias áreas. É investigadora responsável do projeto internacional e interdisciplinar «O que pode um corpo?» no Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa
de Lisboa (CEFi); colabora na Unidade de Investigação de Educação e Desenvolvimento da Universidade Nova de Lisboa. Foi coordenada do projeto «Pulsão e passibilidade» do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa e professora de Antropologia Filosófica no Instituto de Psicologia Aplicada, Lisboa. Colaboradora do projecto «Filosofia, Medicina e Sociedade»; coordenadora da equipe de tradutores da obra de Michel Henry e tradutora de «O fenômeno erótico» de Jean-Luc Marion. Autora de Recuperar o humanismo : para uma fenomenologia da alteridade em Michel Henry, Principia, 2002 e Tecido de afectos em fios quatro-zero, Colibri, 2007.

Link do Evento: http://www.ip.usp.br/eventos/2010/Fenomenologia_da_Vida.pdf

Local: Auditório do Instituto de Psicologia - Bloco G
Instituto de Psicologia - Av. Prof. Mello Moraes, 1721 - Cidade Universitária - São Paulo.

Orgs: Professor Titular Gilberto Safra e Prof. Dr. Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Apoio: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica do Departamento de Psicologia Clínica do IPUSP.