Transmissões

Data

Da retórica à métrica em sustentabilidade

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
595 visualizações
Publicado em Thu Oct 04 13:23:05 GMT-03:00 2012
Formatos:  FLV (640 X 360 px)

Há uma promissora tendência em trabalhos acadêmicos e nos estudos que apresentam a sustentabilidade como eixo temático. Vem acontecendo neste segmento do saber, e deveria acontecer com maior celeridade, uma bem-vinda transição da retórica para as métricas verificáveis de sustentabilidade.

A questão não se esgota no mero uso de cálculos para demonstrar situações de fato. Na administração de políticas em prol da sustentabilidade, sejam públicas ou privadas, é preciso lidar mais rigorosamente com as informações. Também no universo dos negócios aprofunda-se a noção de responsabilidade com uso de informações aos consumidores quando são anunciados produtos e mesmo quando divulgada a imagem de uma corporação.

Prevalece neste sentido uma grande resistência às lacunas informativas na transmissão de dados à sociedade: relevância e verificação; acessibilidade às informações; compreensão e clareza; comparabilidade e consistência são alguns dos princípios básicos esperados no uso de indicadores de sustentabilidade.

Para mais informações: http://iearp.blogspot.com.br/2011/11/da-retorica-metrica-em-sustentabilidade.html