Transmissões

Data

II Fórum: A Presença Indígena em São Paulo: Indígenas e o contexto urbano: Lutas, vivências e identidades

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
3345 visualizações
Publicado em Mon Oct 06 16:57:10 GMT-03:00 2014
Responsáveis:  Danilo Silva Guimarães

Data:
quinta-feira, 18 Setembro, 2014 - 15:00 to 18:00

Tema: Indígenas e o contexto urbano: Lutas, vivências e identidades

Programação:

Exibição dos documentários Tenonderã – Um olhar para o futuro ( 26:31)* e Índios na cidade (9:17)** e diálogo com os palestrantes convidados:

Sônia Barbosa (Liderança indígena da Aldeia Tekoa Pyau, Jaraguá, São Paulo)
Edcarlos Pereira do Nascimento (Liderança indígena Pankararu do Real Parque, São Paulo)

O Instituto de Psicologia da USP (IP-USP) em parceria com o CRP SP tem realizado um fórum aberto, gratuito, mensal, destinado à escuta e discussão de questões públicas relacionadas às vulnerabilidades psicossociais vivenciadas por pessoas e comunidades indígenas. O objetivo desse fórum é contribuir no processo de visibilidade da presença indígena em São Paulo, viabilizando o diálogo dessas populações com a comunidade acadêmica, além de consolidar tarefa que consideramos precípua ao campo da psicologia enquanto ciência e profissão, de proporcionar espaços de escuta e reflexão sobre temas prementes da nossa sociedade.

A Rede de Atenção à Pessoa indígena visa contribuir para o campo de referências que concerne à atenção às vulnerabilidades psicossociais de indígenas da cidade de São Paulo e seus arredores. Concebemos que este trabalho só é possível por meio de um intenso diálogo com indígenas que protagonizam ações e reflexões em busca da superação dessas vulnerabilidades. Contamos com a importante parceria de lideranças Mbya Guarani da aldeia Tekoá Pyau, com a qual possuímos um histórico de atividades conjuntas, além de atividades já desenvolvidas e em andamento com a participação de atores indígenas de diversas etnias presentes no município e estado de São Paulo.