Transmissões

Data

III Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP/USP - 1ª Parte

Normal Expandido
Formato
Reportar Erro
Denunciar
Incorporar
Recomendar
Download
Gostei
700 visualizações
Publicado em Thu Aug 10 13:34:36 BRT 2017
Responsáveis:  Paulo Rogerio Gallo
Produção:  Adolpho Levy de Oliveira

III Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza da FSP/USP
Anualmente, a World Alliance for BreastfeedingAction (WABA) realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno, ocorre em 120 países e, oficialmente, é celebrada de 1 a 7 de agosto. Em 2017, o tema estabelecido é “Proteger a amamentação: construindo alianças sem conflitos de interesse”, com a proposta de ressaltar a importância do apoio ao aleitamento materno em diferentes contextos, tais como o familiar, o do profissional da saúde, o do setor trabalho e, inclusive, da sociedade.

Desde 2015, o Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, em conjunto com o Centro de Referência em Alimentação e Nutrição (CRNutri) realiza o Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação. Em 2016, ocorreu um evento em dois dias organizado pela equipe de nutricionistas e por alunas da pós-graduação de Nutrição em Saúde Pública, além da Profa. Tit. Simone Diniz, e apoio da Comissão de Cultura e Extensão da FSP/USP. Com programação diversa, o evento teve capacidade máxima atingida no anfiteatro João Yunes para a realização de um Seminário Científico, além de ter trazido mais de 100 pessoas da comunidade para ações, como rodas de conversa sobre assistência humanizada e introdução de alimentos, “slingada”, oficina de shantala e de relaxamento para gestantes, Dança Materna, dentre outros.

Frente à importância do tema e a experiência do CRNutri, será realizado o “III Encontro para a Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação do Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza”, tendo como objetivo apresentar de forma crítica o apoio ao aleitamento materno em nível local e nacional, além de perspectivar estratégias para o fortalecimento dessa temática. O evento será realizado nos dias 1 a 3 de agosto, contemplando as seguintes ações: (1) Exibição de documentário, (2) Seminário “Aleitamento materno: Por que proteger? Como proteger?” e (3) Encontro aberto intitulado “A Universidade convida as famílias para celebrar a amamentação”, com diferentes ações que remetam ao tema do aleitamento materno e permitam a socialização de conhecimentos, práticas e reflexões entre comunidade e academia.